O Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) é mais do que uma simples estrutura organizacional; é um modelo estratégico projetado para orientar e impulsionar a transformação digital em organizações. Um CCoE é uma equipe multifuncional e colaborativa que reúne conhecimentos em nuvem, governança, segurança e operações para otimizar a adoção e a gestão de soluções em nuvem.
O principal propósito de um CCoE é fornecer direção e governança eficazes para as iniciativas de nuvem em uma empresa. Ele serve como um catalisador para a mudança, promovendo a eficiência operacional, a inovação e a segurança. O CCoE atua como uma ponte entre as equipes de TI e os stakeholders de negócios, garantindo uma abordagem holística e alinhada com os objetivos estratégicos.
Benefícios do CoE:
Implementar um Centro de Excelência em Nuvem traz uma série de benefícios, incluindo:
- Agilidade e Inovação: Capacita a organização a adotar rapidamente novas tecnologias e responder ágil e eficientemente às mudanças.
- Eficiência Operacional: Otimiza custos e recursos, garantindo o uso eficiente das soluções em nuvem.
- Governança Aprimorada: Estabelece políticas, práticas e controles para garantir a conformidade e a segurança dos dados.
- Governança Aprimorada: Estabelece políticas, práticas e controles para garantir a conformidade e a segurança dos dados.
Um relatório da VentureBeat revela que 87% dos projetos de Cloud perdem força antes mesmo de começar.
Por quê? As principais causas são:
- Investimentos altos sem planejamentos consistentes
- Falta de adesão de executivos, da organização, e/ou da TI
- Incapacidade de gerar resultados efetivos e imediatos
- Fracasso em oferecer uma solução aderente
- Ausência de interações e oportunidades de aprimoramentos
No entanto, vale destacar que um CoE pode fracassar pelas mesmas razões que fazem aumentar a insegurança das empresas ao tentar elaborar uma nova estratégia.
Um CoE de Cloud é fundamental para alcançar resultados concretos.
O ponto crítico aqui não é a teoria, mas sim a execução.
Existem três principais modelos de CCoE, com a escolha e implementação corretas é possível obter a flexibilidade necessária para atender às diferentes demandas da organização e compartilhar conhecimentos de forma eficiente:
- Centralizado: Todas as decisões e controles residem centralmente, proporcionando maior consistência, mas, por vezes, com menor agilidade.
- Descentralizado: A responsabilidade é distribuída entre as diferentes equipes, permitindo maior flexibilidade, mas pode resultar em falta de padronização.
- Híbrido: Combina elementos dos modelos centralizado e descentralizado, buscando um equilíbrio entre padronização e flexibilidade.
Estruturação do CCoE em 4 etapas:
A seguir, apresentamos um roteiro simples para a construção de um CoE de Cloud em quatro etapas, com resultados perceptíveis e escalonáveis por toda a organização.
1. Identifique:
Identifique o principal desafio da sua equipe e processos manuais que você pode automatizar.
Considerando que muitas empresas começam de forma ambiciosa, a melhor solução é investir em projetos modestos — para obter um retorno sobre o investimento (ROI) de forma imediata.
Eles podem ser processos que possuem um valor comercial evidente e contribuem para atender o cliente final:
- Impulsionar o desempenho da linha de frente ao identificar oportunidades
- Economizar recursos e aumentar os rendimentos de capital
- Melhorar a produtividade ao automatizar tarefas repetitivas
- Reduzir e mitigar riscos com a democratização de dados
- Capacitar a força de trabalho para entregar insights com rapidez
Possuir um planejamento de adoção vai ajudá-lo com as próximas duas etapas antes de começar: fazer o alinhamento entre a TI e a organização e, comunicar o propósito do projeto de forma efetiva, além de indicar o objetivo a longo prazo para a criação do CoE.
Reúna-se diretamente com especialistas no assunto para verificar se está apoiando suas necessidades. Confira também a consistência na interpretação de dados.
Crie uma equipe comprometida com o projeto tanto quanto você, e com a mesma motivação de vencer e se destacar. Consulte-os à medida que identificar casos de uso potenciais e faça ajustes conforme obtém feedback. As sugestões devem contribuir para aperfeiçoar sua abordagem e as metas estabelecidas, e ampliar as perspectivas de integração e sucesso entre todos.
2. Crie um modelo de autoatendimento:
O próximo passo é desenvolver uma estrutura self-service, capaz de atender todos os envolvidos no projeto inicial e em futuras demandas.
Apesar de começar com um exemplo prático para garantir um caso de sucesso, o objetivo é estabelecer um CoE que beneficie toda a organização.
Especialistas, Analistas de Cloud (SREs/Devops), líderes e executivos devem aproveitar e ter capacidade de interagir com esse ambiente.
Oferecer um programa de capacitação é um dos caminhos para facilitar o processo de transição.
Além disso, você pode construir um treinamento personalizado, utilizando materiais disponíveis na plataforma escolhida, ou misturar e combinar as duas alternativas para suprir as exigências da empresa. Independentemente do que você fizer, a abordagem deve contemplar basicamente três fatores:
- Aprendizado individual e self-service
- Uma comunidade sólida interna/externa de suporte
- Acesso centralizado aos dados e processos
Para assegurar o sucesso do seu projeto inicial e do seu CoE a longo prazo, cada pessoa precisa ter capacidade de iterar e se fortalecer com o trabalho – e conquistas – de todos. É a melhor forma de garantir a adoção e obter benefícios duradouros.
3. Amplifique o sucesso:
Ao alcançar resultados concretos com iniciativas de Cloud, você deve compartilhá-las.
Permita que as pessoas conheçam as vitórias da sua jornada. Quanto mais elas conseguirem visualizar como essa transformação traz benefícios, maior será a capacidade de estabelecer um CoE de sucesso.
Se você já criou algo que outros possam aproveitar, como um aplicativo, um painel ou um fluxo de trabalho, divulgue para todos. Providencie também qualquer informação pertinente e necessária para o trabalho. Caso seja algo que não possam empregar diretamente, mostre como isso afeta metas organizacionais e indicadores de desempenho.
Além do modelo de autoatendimento citado anteriormente, automatize o compartilhamento de insights dentro da organização. Inspire e capacite as pessoas para fortalecer seus trabalhos. Empodere a organização para explorar um número crescente de recursos em uma plataforma completa para automação dos processos.
Essa também é uma ótima oportunidade para calcular o ROI de seus projetos. Há diversas maneiras de executar isso, mas a maioria corresponde às cinco áreas relacionadas ao ROI que listamos inicialmente.
Inspire e potencialize as pessoas para fortalecer seus trabalhos. Empodere a organização para explorar um número crescente de recursos para disponibilidade de serviços em um ambiente de Cloud.
4. Reúna todas as peças:
Por fim é necessário reunir todas as peças construídas nas etapas anteriores. Só assim poderemos criar um Centro de Excelência de Cloud.
Implementar um Centro de Excelência em Nuvem é um passo estratégico rumo à transformação digital, capacitando a organização a abraçar o futuro da computação em nuvem com confiança e eficiência.
Conte com nosso time de especialistas para te ajudar nessa jornada. Deixe a inCloud Tecnologia impulsionar a sua empresa rumo ao sucesso digital.